Escolher uma entre as melhores tesouras de tecido pode parecer uma tarefa difícil devido às inúmeras opções disponíveis.

Os inúmeros tipos de tesouras de costura que podem ser modelos elétricos, tesouras feitas para pessoas com artrite e as tesouras especificas para costura.

A tesoura de tecido deve ser afiada o suficiente para cortar vários tipos de tecido e caber confortavelmente na sua mão.

Antes de fazer a sua escolha considere itens como comprimento de lamina, finalidade de uso, tipo de cabo etc.

A melhor tesoura de tecido garantirá o corte preciso de peças de tecido e outros materiais de artesanato. Ao escolher a melhor tesoura de tecido para sua caixa de ferramentas, procure cabos que sejam confortáveis ​​e com o comprimento e a ponta da lâmina adequados para o tecido com o qual você mais trabalha.

Veja os modelos mais indicados com os quais entraremos em maiores detalhes durante este artigo:

Tipos de tesouras para tecidos mais comuns

É claro que nem todas as tesouras são iguais. Apesar de basicamente serem feitas para cortar as coisas, mas os muitos tipos de tesouras são projetados para um trabalho específico.

Quando você utiliza as suas tesouras para o uso correto, elas ficam mais afiadas e duram mais.

Tesouras e tesouras

Se você está sempre cortando tecidos, é interessante investir em uma boa tesoura de tecidos. Essas tesouras costumam ser mais caras do que tesouras convencionais de uso geral.

Mas qual é a diferença?

As tesouras convencionais têm orifícios simétricos e de tamanho igual no cabo para os dedos e um comprimento da lâmina inferior a 6 polegadas.

As tesouras especiais para tecido, por outro lado, têm dois orifícios para os dedos de tamanhos diferentes: um orifício pequeno na parte superior para o polegar e um orifício maior na parte inferior para os dedos.

Isso permite que você aplique mais força que normalmente aplicaria em uma tesoura comum e ainda tenha um  controle extra na hora de cortar o tecido. Isso ajuda muito a cortar materiais mais resistentes com facilidade.

Essas lâminas de um par de tesouras são geralmente maiores que 6 polegadas. E com certeza são mais afiadas e deixam um corte limpo sem irregularidades

Tesouras de uso geral

A maioria das tesouras são feitas para um fim especifico, Porem existem as tesouras de uso geral. Também conhecidas como tesouras de escritório, essas tesouras possuem lâmina reta e podem ser usadas para diferentes tarefas. Tesouras de uso geral normalmente são baratas.

Se você esta pensando em ter uma tesoura de uso geral para cortar tecido, não a use em qualquer outra coisa. Isso ajudará a manter as lâminas afiadas e uniformes. Usar a tesoura em papel e tecido fará com que as lâminas fiquem cegas e isso aparecerá nas bordas irregulares do tecido.

Tesouras de rosca

As tesouras de picotar apresentam bordas serrilhadas que fazem cortes em ziguezague no tecido. Pintar a borda do tecido evita que ele se desfie As tesouras de picotar são usadas como uma alternativa ao uso de uma máquina de serger.

As tesouras de picotar podem variar o comprimento de 7 a 10-1/2 polegadas e apresentam uma lâmina mais grossa e mais pesada do que outras tesouras. As tesouras de tricotar são boas para usar na maioria dos tipos de tecido, mas são ideais para tecidos que se desgastam facilmente, como linhos macios, algodão e jeans.

Tesouras de Bordado

As tesouras de bordado são bem pequenas e delicadas e feitas para fazer pequenos recortes. Eles tem lâminas pontiagudas bem curtinhas e afiadas que podem ficar entre os fios e escolher qual você quer cortar.

Tesouras de bordado podem cortar um ou dois fios de cada vez com precisão. Eles não são adequadas para cortar tecidos ou fios grossos. Elas são perfeitas para usar na costura à mão ou para usar ao lado da sua máquina de costura para cortar linhas enquanto costura.

Tesoura Elétrica

A tesoura elétrica é um tipo de ferramenta manual feita para cortar coisas mais grossas e pesadas tipo camadas de tecido, carpete ou outros materiais com mais facilidade.

Elas cortam materiais sem que seja preciso movimentar manualmente as lâminas. As tesouras elétricas podem ser ligadas na energia ou com bateria interna.

As tesouras elétricas são muito boas para pessoas que sofrem de artrite ou outras condições articulares ou musculares. Eles podem cortar tecidos, materiais de artesanato, papelão, papel e plástico e praticamente tudo que tesouras manuais podem cortar.

Se você sempre tem muito material para cortar, a tesoura elétrica é mais produtiva do que a tesoura manual.

O que observar ao escolher a melhor tesoura de tecido

Considere os seguintes fatores antes de comprar a melhor tesoura de tecido para o seu kit de ferramentas de costura ou artesanato.

Tipo de tecido

Sabendo de antemão qual o tipo de tecido que você mais trabalha fica mais fácil de escolher. Uma boa tesoura de tecido deve cortar facilmente o tipo de tecido com o qual você mais trabalha.

Outra característica é que A tesoura de tecido deve cortar a maioria dos tipos de tecido. Porem para materiais mais pesados ​​e espessos, como couro e jeans, um par de tesouras mais resistentes ou elétricas pode ser melhor. Tecidos para artesanato ou quilting, como algodão e feltro, são um pouco rígidos. A maioria das tesouras pode facilmente cortá-los e deixar uma borda lisa.

Tecidos escorregadios, como chiffon, seda ou cetim e outros tecidos de vestuário com drapeado (tecido que cai com dobras graciosas ou linhas atraentes) geralmente são mais difíceis de cortar com uma tesoura de borda lisa. Para esses tipos de tecidos, é uma boa ideia usar tesouras de dedo ou tesouras com lâminas serrilhadas. Lâminas serrilhadas agarram o tecido escorregadio, para que ele não escorregue enquanto você o corta.

Finalidade

Confecção de roupas exigem técnicas de corte diferentes. Portanto a melhor tesoura de tecido para você depende do seu ofício específico.

Cortadores rotativos ou tesouras de tecido de lâmina longa funcionam para quem trabalha com estofados, pois geralmente cortam várias camadas de tecido em linhas retas. Costureiras precisam de tesouras de tecido com alças ergonômicas para cortes e curvas intrincadas. Tesouras para todos os fins são perfeitas para artesãos que trabalham com uma variedade de materiais.

Tipo e comprimento da lâmina

Existem três tipos de bordas em tesoura: chanfradas, convexas e serrilhadas.

As bordas chanfradas, encontradas na maioria das tesouras de tecido, são muito afiadas e as mais duráveis.
Bordas convexas, encontradas em bordados e tesouras de escritório, oferecem a borda mais afiada e o corte mais suave. Mas, eles são extremamente frágeis e podem perder sua vantagem rapidamente.

As lâminas serrilhadas apresentam uma borda dentada ou em forma de serra na superfície de corte. Eles funcionam para tecidos escorregadios porque agarram enquanto cortam.

Em geral, as lâminas de uma tesoura têm menos de 15 cm de comprimento; as lâminas de um par de tesouras são mais longas. Lâminas mais curtas são boas para aparar costuras e revestimentos, cortar pedaços de tecido ou para cortes complexos em cantos apertados. Lâminas mais longas funcionam em tecidos pesados, como couro e jeans, ou para cortes retos em um comprimento de tecido.

As lâminas podem ser retas ou angulares. As tesouras de costureira são inclinadas (ou dobradas) para manter as lâminas planas na mesa durante o corte. Isso ajuda você a fazer cortes longos e ininterruptos. Sempre opte por tesouras com lâminas feitas de aço de alta qualidade que possam ser afiadas. Manter uma ponta afiada em sua tesoura permitirá que você corte o tecido mais rápido e deixe uma borda limpa.

As alças de tesoura estão disponíveis em vários tamanhos, estilos e materiais. Como você está fornecendo a energia para fazer o corte, escolha um cabo ergonômico moldado para maior conforto. No geral, as melhores tesouras de tecido que possuem um orifício maior na parte inferior que cabem até três dedos tendem a ser mais confortáveis ​​de usar.

As alças podem ser de plástico, borracha ou metal. Mas, o mais importante é que cabe confortavelmente na sua mão. Se for muito grande ou muito pequeno, sua mão vai se cansar enquanto você corta.

Se estiver usando tesouras com orifícios de tamanhos diferentes no cabo, certifique-se de que seu polegar se encaixe confortavelmente no orifício superior e que seus dedos médio, anelar e mindinho se encaixem no orifício inferior maior. Para tesouras com dois orifícios de tamanhos iguais no cabo, o polegar deve caber confortavelmente no orifício superior e o dedo indicador ou anelar deve caber no orifício inferior.

Canhoto ou Destro

A principal diferença entre tesouras para canhotos e destros é a maneira como as lâminas são conectadas. Com uma tesoura para destros, a lâmina da direita (exterior) sobe e a lâmina da esquerda (dentro) desce ao abri-la. Não importa se você virar a tesoura ou usá-la na mão esquerda – a lâmina da direita sempre estará no topo quando você abrir a tesoura.

Com tesoura para canhotos, as lâminas são invertidas. A lâmina superior está sempre à esquerda para que a linha de corte fique visível. Embora existam algumas tesouras que afirmam ser ambidestras, isso não é possível devido à posição das lâminas. Tesouras “ambidestras” normalmente apresentam um cabo não chanfrado com as lâminas conectadas para destros.

Bem estas foram as nossas dicas, espero que tenham te ajudado!

Até a próxima.😘