Como aprender a costurar? Veremos 15 dicas top que vale a pena conferir ao longo do texto.

As pessoas procuram aprender a costurar pela necessidade de ter uma fonte de renda ou até mesmo porque em algum momento precisavam fazer algum conserto e não conseguiram.

Também por serem apaixonados por moda querendo criar peças de roupas que sejam do seu agrado e que nem sempre são encontrados a venda em alguma loja.

Quanto a fazer reparos quem já precisou e se viu numa situação não sabendo nem como pegar em uma agulha e nem por onde começar a fazer o conserto.

Apesar de existirem lugares em que possam ser feitos esses reparos, como apertar ou alargar alguma roupa, trocar um zíper quebrado ou até mesmo fazer a barra de uma calça ou vestido.

É possível que a pessoa consiga sozinha realizar este tipo de serviço ou por faltar tempo para ir a uma oficina de consertos ou até mesmo para economizar, pois ás vezes a situação não permite gastos extras.

Neste caso, a pessoa se vê obrigada a tomar iniciativa e fazer ela mesma. Esses reparos básicos não são tão difíceis de fazer desde que a pessoa interessada se dedique a aprender.

Isto pode ser feito procurando uma escola de corte e costura presencial ou pela internet, que oferece vários cursos, ensinando fazer reparos básicos como também peças mais elaboradas como um vestido, por exemplo.

15 dicas top para aprender a costurar

Costureira aprendendo a costurar muito feliz e entusiasmada

Veremos a seguir 15 dicas top de como aprender a costurar:

1. Não tenha pressa, aprenda no seu tempo

Para dar início a essa aprendizagem o importante como princípio básico é não ter pressa.

Atualmente essa não é uma tarefa fácil, pois tudo é feito na aceleração, A arte da costura requer que disponibilizemos nosso tempo e muita paciência, pois nem sempre conseguiremos a perfeição no início.

Dedicar-se fazendo tudo com muita atenção e rigor querendo sempre fazer bem feito e cada vez melhor.

Para as pessoas que não entendem nada de costura, a princípio pode parecer impossível realizar até o mais simples e básico da costura como pregar um botão ou fazer barras mais elaboradas em blusas e vestidos.

A princípio a dedicação e a vontade de aprender serão fatores muito importantes para desenvolver esse tipo de atividade.

Com o tempo, sabendo que pode realizar muito mais do que se pensava será muito mais prazeroso, pois poderá colocar toda a sua criatividade em prática.

2. Escolha uma boa máquina de costura

Para começar é fundamental escolher uma boa máquina de costura, somente deve ser tomada muita atenção para que esta não seja tão cara, mas que tenha boa qualidade.

Mais um item a ser escolhido é se ela vai ser manual ou automática e se preferir também pode ser portátil.

As máquinas portáteis são mais fáceis para o transporte. Ideais para quem tem pouco espaço ou que necessitam levar para outros lugares.

A automática pode facilitar o trabalho, porém será mais cara, a escolha deverá ser feita por aquela que a pessoa que vai costurar se sentir mais segura ao manuseá-la.

Existem também as máquinas de overloque, mas para iniciantes não é necessário fazer uso desse maquinário até que consiga manusear o modelo básico.

A máquina de costura deve ser um instrumento de trabalho para que permita ao usuário saber de todos os programas que ele oferece e que esteja de comum acordo com suas habilidades. Assim o seu aproveitamento será maior.

3. Tenha sempre uma caixa de costura

É o conjunto máquina e usuário que farão toda a diferença. Além da máquina, o fator mais fundamental é o equipamento de costura que não pode faltar em hipótese alguma numa caixa de costura.

Esses acessórios podem ser comprados em qualquer loja de armarinho, são eles:

• Linha,
• Agulha,
• Tesoura para tecidos,
• Tesoura para papel,
• Fitas métricas,
• Abridor de casas,
• Alfinetes,
• Ferro de passar.

4. Escolha um curso para aprimorar seus conhecimentos

Depois de estar com todos os equipamentos necessários á mão, agora chegou a hora de decidir o tipo de curso a ser frequentado e de que forma este será feito.

Existe a opção de cursos online de corte e costura onde são oferecidos milhares de cursos. É um ótimo recurso para quem não quer gastar muito ou até mesmo que não pode disponibilizar de muito dinheiro.

Podem tanto ser para os que estão ingressando pela primeira vez nestas atividades como também servir de complementação aos conhecimentos já adquiridos.

5. Compre moldes prontos para facilitar seu começo depois aprenda a fazê-los

Tudo começa com a utilização de métodos. Os iniciantes precisavam desenhar seus próprios moldes. Atualmente é possível encontrá-los prontos ou pré-fabricados.

Existem diversas opções oferecidas online feitos em PDF para você aproveitar com um simples clique. Os mais recomendados para iniciantes são os moldes comprados prontos.

Estes auxiliam para quem não tem ainda as noções básicas na costura a não cometer erros.

Os moldes devem ser diversos para que se faça a testagem das possibilidades, conhecendo os mais variados modelos e treinando muito.

No momento de manusear o tecido é necessário fazê-lo com muita calma prestando atenção no molde e cortar no lugar indicado ou maneira correta.

Com isso mesmo que as peças sejam simples não haverá desperdício de materiais.

6. Escolha os tipos de tecidos com os quais quer trabalhar

Peça dicas a pessoas que já trabalham com isso. Comece por retalhos depois passe aos tecidos.

Cuidado com os tecidos. É preciso tomar muito cuidado com eles porque cada tecido requer um tipo de agulha específico ou até mesmo técnicas diferentes.

Por isso antes de começar, escolha os tipos de tecidos que você pretende usar e faça uma pesquisa obtendo informações importantes sobre eles.

Desse modo pode ser evitado que estrague o material ou o tecido adquirido para determinada peça.

Uma dica muito importante para quem está começando é não comprar tecidos caros, o ideal é usar retalhos. Assim, você fica à vontade para fazer os reajustes se por acaso a costura ou o corte não estejam do seu agrado.

7. Separe um cantinho para costurar

Separe um cantinho para costurar. Para realizar essa atividade é importante que seja em um lugar bem tranquilo pois ela requer que você esteja bem concentrado.

Dessa maneira, é fundamental que este lugar seja adequado e reservado para que possa costurar tranquilamente.

8. Escolha uma cadeira confortável…

…E que se adapte bem à escolha da máquina, para não ter dores nas costas.🥴

Importante também é a escolha da cadeira que além de ser confortável é recomendável que tenha compartimento para que os acessórios a serem usados possam ser guardados para ficarem mais à mão do usuário.

O ambiente estando bem organizado permite enxergar com bastante clareza se o material usado está com fácil acesso.

9. Uma iluminação boa

Isso também é importante para enxergar bem os pontos e fazer tudo com perfeição.

Isto ajuda muito para se concentrar apenas na criatividade. O cuidado com a iluminação é muito importante para que não tenha dificuldades em enxergar todos os detalhes principalmente quanto ao acabamento.

Pois o acabamento é o que valoriza muito as peças a serem confeccionadas, preste bem atenção neles.

10. Escolha uma boa tesoura para cortar tecido

Parece uma dica boba, mas se cortar mal ou rasgar o tecido terá prejuízos na sua atividade da costura.

Esta deve ser própria para cortar tecido, assim sendo, as tesouras para cortar papel não são muito indicadas.

Para um corte perfeito realizado no tecido depende muito da tesoura utilizada, por isso ela é um fator de muita importância para evitar que o tecido rasgue ou que fique mal cortado.

Como esse instrumento é bastante usado na costura a sua qualidade é essencial, pois além de cortar o tecido também é usado para cortar as linhas de forma fácil no momento que for preciso.

11. Conheça cada tipo de agulha para saber a finalidade de cada uma

Conhecer cada tipo de agulha também é bastante útil, pois tendo diferentes tecidos, as agulhas devem sempre ser as mais adequadas a eles. Assim a qualidade da sua costura estará garantida com certeza.

12. No começo escolha peças pequenas para ir treinando…

… Depois passe para as maiores e mais complexas.

O início de qualquer trabalho nesta fase inicial deverá ter em mente que é preciso antes de tudo ter o domínio das técnicas, fazer treinamento e sempre escolher peças pequenas e de confecção mais simples.

Essas confecções mais simples não exigirão muito, além de serem feitas mais rapidamente.

Peças mais complexas levarão mais tempo e necessitarão de um conhecimento e domínio maior das técnicas.

13. Tenha paciência mesmo que erre muito no começo

Entenda que é normal, são com os erros que aprendemos.

No início, se o tempo para acabar uma peça for demorado ou exigir mais complexidade pode afetar a sua motivação podendo fazer com que desanime e desista da costura.

Portanto costura é para ser feita com calma, sem pressa e sem muita complexidade no início. Vá ultrapassando aos poucos as barreiras a serem propostas.

Ter paciência. É preciso entender que aquelas peças tão lindas que você tanto admira e quer fazer vai levar um tempo para que consiga fazê-las.

Como toda e qualquer atividade no início precisa de tempo para aprender, na arte da costura isto também acontece.

Você precisa saber que até os profissionais mais conceituados no mundo da costura foram errando e aprendendo com seus erros, para depois conseguir o sucesso tão almejado.

Então não será diferente com você, se precisar recomeçar, não desanime, mas faça quantas vezes forem necessárias para que a sua peça fique perfeita.

14. Troque ideias com pessoas experientes que já fazem isso há muito tempo

Procure conversar e trocar ideias com pessoas que gostem dessa arte da costura como você. É importante você compartilhar suas experiências e ouvir delas as informações que possam lhe passar.

Isto diminuirá a sua ansiedade e insegurança. Essas pessoas podem ser de sua convivência ou encontradas nos grupos de costuras no Facebook. No futuro essas pessoas poderão fazer parte de seu novo grupo de amizades.

Cada peça terminada deve ser motivo de orgulho para você, assim se sentirá cada vez mais motivada para continuar a se aperfeiçoando, atingindo seu motivo inicial, ou seja, aprender a dominar a arte da costura.

Há pessoas que aprendem rápido tudo o que se propõe a aprender, mas há também os que necessitam de mais tempo para isso.

Portanto vá no seu ritmo, com um passo de cada vez para evitar frustrações e desânimos futuros.
Nunca se deve ser comparado com ninguém, pois cada um tem seu ritmo para chegar a mesma finalidade.

O importante é alcançar seu objetivo dominando as técnicas e podendo, assim, produzir peças maravilhosas.

A máquina de costura pode apresentar alguma dificuldade para quem está iniciando na costura. Mas é só uma questão de ter conhecimento e tempo para que tudo seja controlado, se tornando bem simples o seu manejo.

Para facilitar é necessário conhecer as suas funções básicas, materiais que são usados e que existem várias formas para costurar.

O fundamental é a escolha da máquina de costura, existem as caseiras e as industriais. No caso a recomendada é a caseira por sua facilidade de manuseio, pois suas funções são bem básicas.

Essas funções que ela pode ter são:

• Ajustes de tensão da linha, para que fique esticada no ponto certo.
• Braço livre,
• Caseador automático,
• Ponto reto,
• Ponto zigue-zague,
• Ponto elástico,
• Pontos flexíveis,
• Regulador de comprimento do ponto,
• Sapata com pressão ajustável.

O ponto reto e o zigue-zague serão os mais usados pra quem está começando na costura.

Agora para usar a máquina de costura é preciso saber escolher os materiais adequados para ser realizado um bom trabalho desde o início.

Além de alguns materiais básicos, linhas, agulhas, tesouras, para poder fazer um bom trabalho são necessários os acessórios usados na máquina da costura.

Alguns deles são:

• Bobinas,
• Agulhas de substituição,
• Frasco de óleo para manutenção da máquina,
• Sapata para a casa do botão.

È recomendado que haja um pincel pequeno para limpar a máquina, principalmente quando esta for usada por um longo período de tempo.

Como já foi visto anteriormente, existem várias funções numa máquina de costura, porém as que o iniciante precisa conhecer e dominar são:

• Ângulo reto,
• Costuras retas,
• Costura curva,
• Aplique,
• Casa de botão.

Os primeiros passos para manusear uma máquina de costura são, antes de tudo, rosquear a linha superior, que deverá ser de carretel, e colocar a bobina.

Depois é preciso aprender como fazer a preparação e instalação de uma bobina que pode ser vertical ou horizontal, também fazer a seleção e o ajuste dos pontos, esticar a linha e trocar a agulha.

No decorrer do tempo adquirindo mais prática, as outras funções poderão ser usadas.

No início da atividade em costura é adequado que a pessoa escolha peças simples a serem executadas.

Elas devem ser pequenas e sem muitas preocupações como fronhas, lençóis, panos de prato, ou seja, que não necessitam de muitas técnicas.

Nas roupas, são recomendadas as lisas retas e se tiverem estampas que sejam poucas, como modelos de saias e blusas que sejam simples.

A costura deve ser testada de preferência no começo em retalhos. Para aprender a costurar mais rápido, a costura manual, ou seja, feita à mão, é recomendada, porém esta técnica tem que ser aprendida de modo correto.

Essa técnica exige muito treinamento fazendo muitos exercícios que poderão até ser cansativos, ás vezes serão feitos com repetição e em linhas.

Sempre que uma etapa for assimilada de modo satisfatório planeje aumentar as dificuldades das técnicas em diversos projetos.

15. Faça por prazer, porque gosta e se divirta fazendo

Fundamental é você fazer por prazer e não ser forçado a fazer alguma coisa de que não goste.

Por isso escolha os projetos que mais lhe agradarem. Esse trabalho é para você se distrair e ser um divertimento.

No início faça as peças para você. Um modo de praticar bastante é treinar fazendo coisas simples como:

• Alfinetar tecidos,
• Desfazer costuras,
• Costurar um aplique,
• Coloque Ries,
• Costurar uma casa de botão,
• Costurar um botão com a máquina,
• Aplicar um zíper,
• Colocar um elástico,
• Aplicar um botão de pressão.
• Costurar bainha simples.
• Costurar bainhas invisíveis.

Procure se informar cada vez mais sobre o mundo da costura conversando com quem já tem experiência em costuras.

Aconselhe-se com os vendedores de armarinhos ou de lojas de tecidos para se manter atualizada, se houver novidades no mercado da costura.

Você pode aprender a costurar sozinho o que é muito bom, mas se desejar se dedicar ao aprendizado pode fazer com que esse processo lhe traga mais conquistas na prática das costuras.

A prática pode ajudar muito a você se tornar um costureiro ou uma costureira muito eficiente, porém é importante não se esquecer jamais de que não se deve parar de buscar conhecimento.

Seja na teoria ou na prática sempre continue se esforçando e aprendendo, só assim haverá um aprimoramento incessante.

Sendo assim, procure por cursos que possam lhe oferecer mais conhecimentos de teorias e técnicas para que possa progredir na arte da costura e quem sabe no futuro fazer novas descobertas se especializando cada vez mais.

Esta atividade está sempre em evolução então não se acomode e procure inovações criativas.

Lembrando-se sempre de que se informar nunca é demais, pois encontrando conhecimento poderá expandir todas as possibilidades na costura. Com a experiência você encontrará os métodos mais fáceis para ir em frente.

Como aprender a costurar – Resumindo

Acessorios basicos para toda pessoa que esta prendendo a costurar

Se você está se perguntando como aprender a costurar? Ao ler o texto acima conseguiu ter uma ideia de 15 dicas top para seguir e começar a se divertir.

Brevemente vamos relembrar das dicas que foram apresentadas anteriormente.

📍 Paciência para aprender é fundamental, na verdade em tudo na vida é preciso ter paciência.

📍 Outra dica importante é escolher a máquina que vai te ajudar nesse começo de atividade de costurar, comece escolhendo retalhos, faça peças pequenas e depois vá aprimorando e aumentando os desafios.

📍 Arrume um lugar para realizar essa atividade, organize seu espaço, tenha as ferramentas por perto, escolha uma boa tesoura.

📍 A iluminação do ambiente também ajuda muito para enxergar melhor o trabalho e assim proporcionar um perfeito acabamento das suas peças.

📍 Mesmo que erre muito no começo, não desista, por ser um desafio novo pode levar tempo para a adaptação.

📍 Converse com amigos ou donos de armazéns para trocar experiências sobre costurar. Com certeza eles terão muitas informações para te dar que podem ajudar muito nesse início.

📍 Existem cursos online gratuitos procure o que melhor lhe agradar e não perca tempo para aprimorar seus conhecimentos.

Essas são algumas das 15 dicas que foram apresentadas, mas se achar que pode acrescentar mais alguma a elas, fique à vontade.

💰 Além de diversão pode ser uma boa fonte de renda, é uma profissão que nunca deixa de ser procurada, quem não tem roupa para arrumar? Pode ser até uma barra para fazer de vestidos, calças.

Além de arrumar roupas quando já estiver com seus conhecimentos bem avançados quem sabe não comece a criar roupas e a produzi-las.

Talvez essa seja a sua vocação e você ainda não descobriu. Escolha o curso, a máquina, os acessórios e tecidos e use sua criatividade para produzir belas peças.

Então quando vier essa pergunta à mente: Como aprender a costurar? Você já se lembrará das 15 dicas e tenho certeza de que serão muito úteis para o começo da sua diversão.